quinta-feira, 3 de maio de 2007

Arte Rupestre - unidade I

Serra da Capivara
O Parque Nacional Serra da Capivara é um parque brasileiro que está localizado no sudeste do estado do Piauí. Ocupa áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Coronel José Dias e Canto do Buriti. Tem 129.140 hectares e seu perímetro é de 214 quilômetros. Possui vários sítios arqueológicos e o Museu do Homem Americano.
Foi criado para proteger uma área na qual se encontra o mais importante patrimônio pré-histórico do Brasil. Trata-se de um parque arqueológico com uma riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios. É um local com vários atrativos, como por exemplo: o monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de homens e animais pré-históricos.

Sítios Arqueológicos
Área de maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano e Patrimônio Cultural da Humanidade -UNESCO. Estudos científicos confirmam que a Serra da Capivara foi densamente povoada em períodos pré–históricos. Os artefatos encontrados remontam presença registrada há 50.000 anos.
Existem atualmente 737 sítios arqueológicos catalogados onde foram encontrados esqueletos humanos, pinturas rupestres com aproximadamente 30.000 figuras coloridas, que representam cenas de sexo, de dança, de parto, entre outras.

Ao longo de 14 trilhas e 64 sítios arqueológicos abertos à visitação, encontramos tesouros, como os pedaços de cerâmicas mais antigos das Américas, de 8.960 anos. No circuito dos Veadinhos Azuis, podemos encontrar quatro sítios com pinturas azuis, as primeiras desta cor descobertas no mundo.
É o único Parque Nacional do domínio morfoclimático das caatingas, o que ressalta a necessidade de conservação e restauração da flora. O parque abriga fauna e flora específicas.
A pesquisa arqueológica revelou dados importantes sobre o povoamento das Américas. Demonstrou-se que, ao contrário do que afirma a teoria clássica antiga, o homem penetrou no continente americano muito antes de 30.000 anos. Escavações no sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada permitiram a descoberta de vestígios que foram datados pela técnica do Carbono 14, alcançando até 48.000
Restos de pinturas foram encontrados em camadas extremamente antigas sendo, portanto, as primeiras manifestações de arte pré-histórica americana.


O Boqueirão da Pedra Furada é, hoje, o mais antigo e importante sítio arqueológico das Américas.
As escavações, sondagens e coletas de superfície forneceram abundante material proveniente das atividades de populações que ocuparam a região há, pelo menos, cerca de 50.000 anos até a chegada dos colonizadores brancos. Atualmente estão mapeados mais de 345 sítios dos quais 240 com pinturas ou gravuras rupestres.

Uma abundante fauna fóssil foi encontrada:
mastodontes,cavalos, Ihamas, preguiças e tatus gigantes conviveram com o homem e somente desapareceram quando, por volta de há 12.000 anos, o clima começou a mudar e a umidade diminuiu. Em alguns vales estreitos até hoje encontra-se espécies vegetais da floresta tropical úmida, demonstrando que a região teve uma paisagem completamente diferente nas épocas pré-históricas.
Em dezembro de 1991 a UNESCO declarou o Parque Nacional da Serra da Capivara Patrimônio Cultural da Humnidade.




























6 comentários:

Anônimo disse...

O homem é um ser em processo. Busca sempre conhecer-se, conhecer o outro e o meio em que vive. O processo de autoconhecimento favorece sua autocrítica e autoreflexão, buscando sempre aprimorar-se e descobrindo oportunidades para exercitar o amor pelo Cosmo e por tudo que está inserido nele.

MARTA disse...

Achei seu texto muito interessante. As relações são de vital importancia para o auto conhecimento.
Marta

Anônimo disse...

dindaaaa
adoreiii simm.
só que eu acho que vc tem que botar uns textos mais curtinhoss
pq se não fica cansativo.eu vou te mandar uns texos que eu tenho.
tenho tb uns sites aqui que são bons!
bêjooooooo

Prifessor Walmir Santana disse...

Olá Ritta, realmente é interessante, supreendeu-me quanto a objetividade, qualidade de informações, utilissimo. è um blog que agrada desde o estudante, ao profissional, dona de casa, curioso, estudioso. Ou seja, ele abrange a todo o público ávido por informações e entreterimento.

Vou inclui-lo na rede e no meu blog para outros visitarem.

Abraços Walmir
http://professorwalmirbahia.zip.net

Anônimo disse...

Adoro textos interessantes.

Anônimo disse...

Preciso de mais opiniões.
Obrigado.